Por: Natália Baliani de Biagi, Antônio Henrique Telini Soares e Dra. Carmen Silvia Passos Lima.
É uma doença que causa uma proliferação de células doentes, originando uma massa ou tumor. Entendeu alguma coisa?
Nosso objetivo, a partir de agora, é explicar cada trecho dessa frase. Primeiro, precisamos entender o que é uma célula, já que ela tem o papel principal nessa história.
Vamos pensar o nosso corpo como uma casa sem mobília: cada cômodo tem uma função diferente: o quarto, a cozinha, o banheiro, a sala... E todas as paredes são formadas de tijolos, certo? Assim, poderíamos até dizer que um cômodo é um conjunto de paredes de tijolos.
E aqui está a semelhança: nosso corpo ou organismo (como também é chamado) realiza diferentes funções: digestão, movimento, respiração, circulação do sangue e por aí vai a lista. Cada função é executada por um “cômodo” (nesse caso, chamado órgão) que, por sua vez, é um conjunto de paredes (os chamados tecidos do nosso corpo) formadas de “tijolos” muito minúsculos, chamados células. As células são, então, tijolinhos VIVOS do nosso corpo. Mas esses tijolinhos não são todos iguais – alguns são especiais para formar a pele, outros, o músculo, os ossos, o sangue e assim por diante. Portanto, é da célula, desse “tijolinho”, que depende o funcionamento do nosso organismo.
Então, se o câncer é um aumento de células doentes ou anormais, podemos pensar que existe um aumento de células ou multiplicação que é normal. E o que seria isso? Diferentemente dos tijolos de uma casa, as nossas células são vivas e por isso são renovadas constantemente. Isto é, parte das células vai envelhecendo e morre regularmente, enquanto outras nascem para substituí-las. Isso é normal!
Essa renovação ocorre a partir da capacidade de uma célula se dividir em duas células-filhas. Esse processo é o ciclo da célula ou ciclo celular. Mas como a célula “sabe” que é a hora de gerar suas células-filhas? É claro que existe um comando muito organizado para garantir que as células não se multipliquem sem necessidade. O comando se encontra bem no meio do “tijolo”, ou seja, dentro da própria célula: é o que chamamos de núcleo da célula.
Dentro do núcleo está o computador central, que controla a vida da célula. Este computador é o DNA. Ele que dá a ordem para a célula gerar as duas células-filhas, por exemplo, conforme conversávamos anteriormente. Esse computador é influenciado por vários fatores, como os hormônios, coisas que bebemos, que comemos, sol e outras coisas.
Um canal aberto para informação e contatos com amigos e irmãos.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
O que é cancer? Parte I
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário