Um canal aberto para informação e contatos com amigos e irmãos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como surge um galo

Uma batida na cabeça pode romper vasos sangüíneos. O sangue, então, pode vazar para dentro ou para fora do cérebro. Quando é para o lado de fora, forma-se um caroço na região da batida, popularmente conhecido como "galo". O surgimento dele é bom – isso porque o grande problema é o sangue vazar para dentro da massa cinzenta. Ou seja, se formou o galo, ele escoou para fora. E, daí, o organismo tem os mecanismos necessários para reabsorver esse sangue naturalmente.

Como diminuir o galo

1) Faça uma compressa fria com uma toalha ou algodão molhado em água gelada ou num cubo de gelo. O sangue que vazou será reabsorvido pelo organismo naturalmente.






Fique atento!
Se momentos depois de bater a cabeça a criança começar a vomitar, isso pode indicar um sangramento interno. Leve-a imediatamente ao hospital.



Dê o exemplo correto
É muito comum achar que basta pôr uma faca sobre o galo para que ele comece a desaparecer. Segundo a pediatra Ana Maria de Ulhoa Escobar, do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de São Paulo, isso realmente pode acontecer porque a faca é fria. A baixa temperatura comprime os vasos sangüíneos que foram dilatados, diminuindo o inchaço. Mas esse recurso não deve ser utilizado: faca, quanto mais longe de criança, melhor. Ao ver alguém colocando uma faca na testa, uma outra criança pode querer repetir o gesto e causar um acidente muito mais grave.

0 comentários: