Um canal aberto para informação e contatos com amigos e irmãos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

REFLUXO GASTRO -ESOFÁGIGO

Autor: Douglas do Carmo

Tudo o que você come tem um caminho para percorrer. Nada do que se come deve fazer esse caminho de volta . Começa pela mastigação e deglutição na boca.
O refluxo gastro- esofágico é uma doença que acomete crianças e adultos .
Sintomas básicos em criança: peito carregado , bronco pneumonia , garganta inflamada , dor de ouvido ,etc ob. ( vômito não é o refluxo em si mesmo ).
Sintomas em adultos : esofagite , mal hálito ,dor no peito, hérnia de hiato etc.


Ao engolirmos nosso alimento ele passa pela boca, garganta , esôfago e estômago, nessa ordem.
Quando o peso desse alimento esta no esôfago existe um relaxamento de uma válvula chamada cárdia na transição do esôfago e o estômago, possibilitando a passagem do alimento para o estômago.Quando esse peso está no estômago fecha-se essa válvula e a comida não pode voltar para o esôfago.
Pode ocorrer um problema nessa válvula e ela não funcionar direito , possibilitando que esse alimento volte e dê o conhecido refluxo gastro -esofágico .
Comer rápido,tomar muito líquido nas refeições ,comer mais que a capacidade do estômago, comer e dormir ( deitar ) ,pode influenciar na doença.
Faz com que o alimento ingerido volte para o esôfago juntamente com o ácido gástrico de digestão , e durante algum tempo isto ocorrendo, a doença pode se gravar!.
Lembre – se a comida tem que seguir o trajeto correto. Quando você sente aquela queimação , azia , dor se preocupe ! Vá atraz de um bom médico gastroenterologista ! CUIDE- SE!

Dicas para melhorar estilo de vida:

Não Fume! Emagreça os quilinhos a mais , se comer a noite ou de dia não deite, quando deitar coloque algum calço na cabeceira da cama para que fique com uma inclinação , líquido é muito bom más não em cima das refeições , prençha somente 80% do estômago quando se alimentar .
Como preencher só 80% do estômago .
EXEMPLO :
QUANDO ESTIVER COMENDO E SENTIR QUE CABE MAIS UM POUQUINHO È HORA DE PARAR NÃO COLOQUE PARA DENTRO ESSE POUQUINHO


0 comentários: